.



A Vida é uma sequência de acasos, coincidências, compromissos, pactos, renúncias, ,arrependimentos, esperanças concessões, actos de perdão, actos de amor... é a experiência de cada um de nós na conquista da sua própria evolução... (BLOG AINDA EM CONSTRUÇÂO)

.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

A Vida com Dor - 10.05.2017


Cada um de nós sofre com dores! Algumas que nos atormentam, crises que nos amarram ou à cama, ou à cadeira mas invariavelmente, ficamos amarrados à medicação.

Estávamos em conversa animada no café quando Dona C. me diz: “a dor da mente é pior que nos rasparem por baixo! A sangue frio!”

Como, perguntei; do que fala? Que dor é essa?

“A dor que nos rasga a imagem do dia, a dor que nos trás a certeza da tristeza, aquela que se deita e levanta connosco. A dor da alma”. Perdi as palavras, caí em mim de angústia e voltei a perguntar: Como está aqui? O que aconteceu? Quem a está a ajudar?


Resultado de imagem para vida com dorResponde com um sorriso de quem está bem melhor e diz-me: “ querida amiga, só soube o que era este tipo de dor quando a senti! Sei que andava deprimida, vontade de acabar com tudo mas, sendo católica e crente em Deus Pai, sabia qual o tamanho do meu pecado se o fizesse!” Respirou, bebeu um golo do galão e continuou; “sentia-me doente, estava triste com este sentimento e deixei-me ir abaixo, não lutei até que, a depressão ganhou asas! Era ela que mandava! Ouvia sussurros ao levantar, a meio do dia, ao deitar; acaba com tudo, serás feliz! Como, perguntava sempre, é pecado o crime contra nós! Não, responde ela, a dor. Sentia que só o término da minha vida iria repor esta minha depressão!” Aí perguntou-me: “Lembras-te que te telefonei a falar de uma viagem?” Claro, respondi até te pedi para me trazeres um íman! Espera! Queres dizer-me que foi uma tentativa de suicídio? C.! Que fizeste tu? Mulher de Deus, porquê não abriste o jogo?

Com mais um sorriso responde-me: “não foi preciso! Falaste-me do raiar do dia, das flores silvestre, dos netos que tinha, das lutas que já tinha ganho, e que de certeza que tinha o meu lugar no céu pelo meu crescimento! Crescimento de lutas, suor, lágrimas, de tudo o que eu era hoje! Uma mulher com garras, alma, força, bondade, com vida! Foi este teu discurso que fez-me ir procurar ajuda.

Num abraço entre lágrimas, percebi que falar com o coração leva-nos a um lugar em que a dor fica em 2° ou 3° lugar!

Cresci com este saber, ela cresceu com a dor que teve e que tem, mais pequena agora que tem ajuda.

Agradeci pela sua mensagem, ela agradeceu por mais um dia.