Pensamentos, palavras, desejos, alegrias, experiências, dores... este blog é fruto do meu sentir...
.
A Vida é uma sequência de acasos, coincidências, compromissos, pactos, renúncias, ,arrependimentos, esperanças concessões, actos de perdão, actos de amor... é a experiência de cada um de nós na conquista da sua própria evolução... (BLOG AINDA EM CONSTRUÇÂO)
.
domingo, 3 de setembro de 2017
Ser! Com um abraço carregado de energia positiva!
Ser Criança
É o mundo mais fácil para quem nasce com o privilégio de ser educado, ter pai e mãe , avô e avó, irmão e irmã, primos e primas, tios e tias, amigos e amigas e, acima de tudo uma toda Sociedade repleta de tudo o que vamos precisando! Desde jardim de infância, escolas, hospitais, parques para brincar, música para ouvir, comida para escolher! Também sei que se aqui pertencemos, assim o fizemos por merecer mas, nesta nossa Sociedade em grupos de ricos, de remediados, de pobres, de renegados destes mesmos grupos, ... Somos aquilo que somos mas, com a agravante de não valorizamos a Vida! E, não a valorizamos desde que começamos a colocar os pés no chão e a dar os primeiros passos!
Ser Jovem
Tal como no paragrafo de cima não é mais do que a continuação da Vida, por alguns anos acima da criança! Quando se tem muito a Vida pouco significado tem, mostra-se aos que nos rodeiam o ódio e a menos valia dos grandes valores da Vida, quando dependemos de ajuda, isso os pais, sentimos um sentimento de revolta de incapazes (?) por não termos tudo como têm os "amigos e colegas"! A escola corre conforme o nosso gosto e aplicação pelo estudo, fazemos a Faculdade, tiramos um curso, aquele que muito supostamente irá pagar as despesas do nosso futuro, tanto o perto como o longínquo. Tal como acima disso, voltamos a não valorizar a bênção da Vida que nós próprios lutamos por obter!
Ser Adulto
Enquanto adulto jovem começamos por ser mais problemáticos que em adolescentes e, até já votamos! Queremos à viva força a nossa independência mas esquecemos que isso implica contas e despesas a nosso cargo! Não existe outra forma de nos mantermos vivos e com saúde, limpos e com o sono em dia se não viver,os em casa dos progenitores.... Chega a altura em que nos apaixonamos e o Amor comanda os pensamentos, as acções, os ideais, tudo gira em volta do Sol da Felicidade, da Ternura, do Carinho, da Amizade, nada importa desde que o ente amado nos aceite e compartilhe connosco o Amor! Começa-se a pensar com os pés no chão, casa, filhos, viver a vida semelhante aos progenitores, pagar as contas, ter comida na nossa mesa, ter dinheiro para o casamento e baptizado ou para a primeira festa protagonizada por nós! O primeiro carro, aquele que adquirimos pelo nosso suor, Epá somos gente! kkkkk
Percebemos a importância da insistência dos progenitores nos estudos, no "endireitar a vida", a subtileza de um bebê no carrinho de um vizinho ou mesmo desconhecido. Esperar pelas férias para desfrutar alguns dias sem os colegas do trabalho, só com a família que se adora e se coloca em primeiro lugar! Começamos a agradecer as bênçãos que a Vida nos dá e trouxe!
Ser Idoso ou Ser o Mais Idoso
Aqui só se chega com, numa grande maioria dos casos com ajuda da Medicina, como foi os nossos deveres como pessoas, cumprimos? Ajudá-mos o próximo? Estendemos a mão? Aceitá-mos ajuda? Agradecemos? Retribuímos? Sorrimos à Vida pelas "bofetadas" que recebemos? O que podem dizer de nós? Nesta altura mesmo os ateus têm um Deus, aquele que os protegeu, que lhes deu forças e armas para vencerem na Vida, na luta para o sustento da família, para dizerem: "Eu fiz! Consegui fazer! Consegui alcançar!..."
Ser Todo
Estes pequenos parágrafos são a descrição de uma vida semelhante à nossa, certo? Não vivemos em guerra, não temos de vender as filhas para obter dinheiro para sustentar as despesas familiares, existe a pílula do dia seguinte e também dos meses do ano..., Não vivemos em barracas, nem nos escondemos quando vem os carros da máfia da droga ou das armas, se alguma coisa nos atrapalha, refilamos, certo e nestes mundos? Calamos e até aceitamos como verdade máxima!... Basta abrir uma torneira e sai água, tocar um interruptor e acende-se ou apaga-se a luz, carregamos num botão e temos noticias de guerra, terror, música, alegria, tristeza, etc, no grande ecrã da nossa televisão mas, e´não vivemos nem essa guerra, nem essas angústias que classificamos de aterrorizadoras, péssimas, como há gente que faz isso a gente?!
Uma coisa que nos surpreende é as pessoas que vivem nestas condições quase sub humanas, serem religiosas! Muitas aceitam e partilham o Amor com bem mais dedicação do que nós, vivem mal, com fome, sem roupa, sem televisão, sem carro, sem dinheiro, com dores dos dentes e ossos estragados e, quando os nossos jornalistas fazem as grandes reportagens vimos os sorrisos abertos, os olhos brilhantes de alegria, a inocência da Vida sem véus nem tabus!
Difícil? Certo mas, nós não nascemos naquelas condições, nascemos com um monte de coisas ao redor que nos ajudam a desenvolver o cérebro e a estimular a mente mais além do que seria de esperar! Então porque temos tanta raiva escondida em nós? Nós por associação de ideias devíamos ser mais entendidos mas, somos o inverso. Triste, certo?!
A grande certeza no entanto, está que nem todos somos iguais, tal como uma nossa mão, temos 5 dedos e todos diferentes então, como poderíamos ser iguais? O que somos é semelhantes na forma, género, feitio, altura, cor de pele, hábitos alimentares, calçado, etc. E, quando oiço alguém refilar muito de uma pessoa (no seio de um ambiente controlado) já aprendi, que essa pessoa é o espelho do que refila! E, nós próprios temos imensa dificuldade em apreender tal!
Desde há um tempo atrás que sempre que sinto-me em baixo, olho obrigatoriamente para os lados! Tive casa, pai e mãe, irmãos, tios, primos, amigos e conhecidos; não posso dizer que a minha vida é facilitada mas é aquilo que tenho! Consigo andar, falar, ouvir, refilar, amo e sou amada!
Este ano de 2017 está a acontecer variadas vezes mortes em conjunto, não sei se o termo é o correto mas, sempre que se liga a televisão ouve-se; o fogo propagou-se X pessoas faleceram; o avião caiu não houve sobreviventes; o barco afundou só se resgatou Y vidas; no torço da estrada W houve um grande acidente veio-se a confirmar a morte de N passageiros; a terra desmoronou na localidade Z soterrando aparentemente H pessoas, ainda se mantêm as escavações; tenho pensado que isto é um tipo diferente de guerra,..., global!
Sinto que estou nostálgica mas, sinto estar a escrever por muitos que sentem o mesmo, pois também sabemos que existem por este Mundo fora milhões de Humanos no sentido genérico da palavra! Pessoas que fazem o bem com um sorriso, que amam a vida sem panos a distorcer, é o pouco de nós como um todo que se está a formar para criamos um caminho com uma estrada larga de Bons Costumes, de Amizade, de Amor, de Alegria, de Humildade, de Empatia, de Caridade, de Aceitação, de Felicidade, de Fé um Caminho para o Futuro!
Obrigada, Bem Hajam. Um abraço carregado de energia positiva a todos vós.